Jantar-Debate “Internacionalização e Atração de Investimento”

Jantar-Debate “Internacionalização e Atração de Investimento”


A Maçarico marcou presença no Jantar-Debate sobre o tema, “Internacionalização e Atração de Investimento”. O evento teve lugar no Estádio Cidade de Coimbra, no dia 6 de Março e foi promovido pela NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra.

Esta iniciativa serviu para carimbar a assinatura do protocolo que irá promover a cooperação de diversas empresas e entidades da região centro do país com a China, através de uma plataforma de e-commerce, idealizada pelo projeto E-Coimbra. Para além da participação das empresas aderentes à plataforma E-Coimbra e de diversas entidades, o evento contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado da Internacionalização, Professor Doutor Eurico Brilhante Dias.

Antes do jantar, decorreu uma Mostra de Produtos e um Business Networking com as empresas aderentes à plataforma.

O projeto “E-Coimbra, aprovado pelo Centro 2020, resultou da parceria entre a NERC, a NOVOTECNA – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico, a JADRC – Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro e a AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade.

Este projeto, como o seu próprio mote indica “A China à distância de um clique”, pretende atuar como um facilitador na chegada das empresas e dos seus produtos a mercados mais longínquos, neste caso em particular, ao mercado chinês. Pretende-se, através da cooperação entre empresários e diversas entidades, rentabilizar todo o potencial da China, como a segunda maior economia Mundial e, onde se tem verificado nos últimos anos, um aumento das suas importações com origem em Portugal, fator crucial para o nascimento deste projeto.